sexta-feira, 8 de junho de 2012

Treino do feriado, a favor do PEDRO BASÍLIO

Pela última vez durante os anos que se avizinham, aproveitei o feriado para treinar com amigos. Mas com um objectivo muito especial: ajudar o triatleta e amigo Pedro Basílio (Clube Oriental de Lisboa) a comprar uma nova prótese de corrida.

O atleta de paratriatlo Pedro Basílio é um exemplo de dedicação e coragem, empenho e capacidade atlética e espírito de sacrifício. Com uma tíbia amputada, compete com regularidade e desde há vários anos nas provas do Campeonato Nacional de Triatlo em pé de igualdade com qualquer outro atleta, apesar de ser portador de deficiência física. Para isso, possui uma prótese para pedalar e outra específica, em carbono, para correr. Além disso, o Pedro tem representado Portugal em diversas competições internacionais de Triatlo e ciclismo nos últimos anos.


Acontece que a prótese de corrida encontra-se extremamente deteriorada, devido ao uso que já tem, dificultando-lhe, e ultimamente praticamente impossibilitando, que treine e compita com ela. A prótese custa a módica quantia de cerca de 4800euros, sendo que o Pedro não possui nem recursos económicos,nem qualquer apoio estatal, via IDP ou outro, que lhe permita adquirir a referida prótese. Por isso, os amigos juntaram-se num movimento de ajuda que tem decorrido no último mês, e que visa angariar a verba de que necessita. Este treino foi mais um dos eventos que visava angariar fundos para ele.


Assim, idealizámos um treino conjunto que serviria para o ajudar, através de um donativo mínimo de 5eur, inteiramente a favor do Pedro. Pelo menos meia centena de pessoas aderiu ao evento, o qual teve a cobertura mediática da RTP, que se deslocou ao local de partida e nos acompanhou durante todo o percurso.

Com partida da Quinta do Conde às 09h da manhã, e com o apoio da loja de bicicletas Xis-Bike Shop, na referida localidade, o grupo partiu numeroso e bem disposto numa manhã que depressa se tornou muito amena e agradável, em alegre cavaqueira um trajecto que teria uma extensão de cerca de 80kms, com passagem em: Palmela, Poceirão, Pinhal Novo, Moita, e com terminus no ponto de partida, na Quinta do Conde.


Embora tenha havido um pequeno contratempo logo de início, com uma roda empenada e um raio partido, rapidamente o problema foi resolvido e pudemos todos seguir sem problemas de maior. No Poceirão, paragem para reabastecer e reagrupar, tendo sido também aqui que se tiraram as fotos de grupo e que a RTP procedeu às entrevistas que entendeu (notícia que passou ontem na RTP1, aqui, minuto 22:30).


Foi também mais uma boa oportunidade de convívio e de trocar impressões sobre tudo e mais alguma coisa, pois o mesmo interesse nos unia - as bicicletas, e...


... a vontade de ajudar um amigo:


Com a ajuda de todos, o Pedro poderá em breve adquirir a prótese de que necessita para, mais uma vez, poder ir representar o país de todos nós numa importante competição internacional de Triatlo adaptado, em meados do próximo mês de Julho. VAMOS LÁ PORTUGAL, com o Pedro Basílio!


Para mim e para todos foi não só uma boa oportunidade de treinar em boa companhia, como também uma honra poder ajudar. Afinal de contas, para mim, as grandes competições desportivas já só fazem sentido quando posso ajudar alguém através delas.


Já não falta muito para atingirmos o valor de que o Pedro precisa. Mas ainda falta alguma coisa... Por isso apelo a quem me estiver a ler, para contribuir com o pouco de que possa dispor, para ajudar uma pessoa valorosa e cheia de talento, um grande exemplo para todos nós. O NIB para o qual poderão fazer qualquer depósito é o seguinte: 0007 0056 000244 6000 753.

Sincero agradecimento.

Fotos: Paulo Miranda.

Sem comentários:

Enviar um comentário