quinta-feira, 17 de maio de 2012

Specialized BGFit à Tarmac SL2

Na 2ª feira, desloquei-me ao Bike Performance Center da Movefree, em Torres Vedras, para efectuar um BGFit na nova Specialized Tarmac SL2.

Para quem não sabe, o BGFit (Body Geometry Fit) é um sistema de ajuste da bicicleta e do ciclista, para que interajam como um só, maximizando o conforto e a performance, e minimizando o risco de lesões e perdas de potência na bicicleta.


Tudo é visto ao pormenor, desde alturas e recuos de selim, alcance, ângulos do joelho, etc, etc. Tudo isto acompanhado de um estudo biomecânico do atleta, analisando a sua flexibilidade, dismetrias, torsões ou desvios, etc. Assim, ajusta-se a bicicleta ao ciclista, e não é o ciclista que tem de se ajustar à bicicleta.

Além de a SL2 já ser uma bicicleta muito confortável, foi escolhido um tamanho apropriado para mim. Também tentei replicar mais ou menos as medidas que normalmente uso nas outras bicicletas, mas tudo a "olhómetro". O BGFit analisa o rendimento que se tira da pedalada, e nesse sentido é muito importante, pois uma coisa é sentirmo-nos confortáveis, outra é estarmos a obter rendimento. Tudo isto, tendo sempre em vista o tipo de utilização que se faz da bicicleta, e que no meu caso não é uma utilização casual ou de passeio, mas sim direccionado para uma competição específica.

Foram corrigidas certas medidas e ângulos, e foram ensaiados outros, bem como diferentes tamanhos e ângulos de avanços. A postura na bicicleta também é analisada.

Assim, se eu já me sentira extraordinariamente confortável na SL2 nos 100kms que rolara com ela na véspera, agora tenho a certeza que não estou a desperdiçar energia ou potência a cada pedalada!

Quem pedala por gosto, não cansa... Mas evitar cansaço desnecessário recomenda-se!

1 comentário:

  1. "Quem pedala por gosto, não cansa... Mas evitar cansaço desnecessário recomenda-se!"

    Gosto! Até porque, entre outras razões, previne lesões.

    ResponderEliminar